QUALQUER PESSOA PODE TER UMA LOJA ONLINE?

A resposta é siiiimmm! Qualquer pessoa que queira vender produtos ou serviços pela internet pode criar sua própria plataforma ou site de comércio eletrônico. Existem diversas soluções disponíveis que permitem a criação de lojas virtuais personalizadas. Venha comigo saber um pouquinho mais sobre isso!

loja online sem mistérios

A criação de um site próprio de comércio eletrônico pode oferecer muitas vantagens em relação aos marketplaces, como maior controle sobre a marca, design e funcionalidades específicas da loja. Além disso, ter uma plataforma própria permite evitar o pagamento de comissões para terceiros e ter uma relação direta com os clientes.

não precisa radicalizar

Quando entendemos que é possível vender online, sem depender de marketplaces, construindo nossa carteira de clientes, tendo o controle dos processos, conquistando credibilidade, tendo mais tempo e qualidade de vida, a primeira coisa que pensamos é: “Vou parar de vender nos marketplaces malvadões tiranos” – Mas sinceramente acredito que isso não é necessário. Você pode continuar com seus produtos por lá, mas não como seu foco principal, pode inclusive agregar valor em suas vendas simplesmente por ter sua loja própria, pois sim os clientes preferem vendedores das plataformas de marketplaces, que possuem sites próprios.

É comum inclusive acessarem a plataforma para escolher produtos e em seguida pesquisar o nome do vendedor fora da plataforma. Muitos clientes acabam comprando direto na loja virtual própria do vendedor. Com isso, o lojista pode ir catalogando listas de e-mails para fazer remarketing, coisa que é impossível fazer com clientes de marketplaces.  Quando você tem seu site próprio, o cliente é seu. Quando vende através de marketplaces, o cliente é do marketplace. 

COMPARATIVO ECONÔMICO

No caso de uma plataforma própria, você empreendedor, tem mais controle sobre o atendimento ao cliente, podendo personalizar a experiência de suporte e oferecer um serviço diferenciado. Nesse caso, é responsabilidade do empreendedor garantir que o atendimento seja ágil, eficiente e de qualidade. Mas e quanto aos percentuais de comissão, taxas e outros custos que existem na venda através dos marketplaces, não existe para a loja própria?

Bem, não é tão simples assim, mas certamente é muito mais lucrativo. Abaixo fiz um esboço supondo que seu faturamento durante 30 dias seja de R$ 50 mil reais. E apesar de ser apenas um resumo e não detalhar todos os processos e custos de cada caso, na prática não foge muito desses resultados. Confira: 

Para determinados ramos do mercado e determinadas épocas do ano, como vestuário e indústria de cosméticos por exemplo, a comissão dos marketplaces chega a ultrapassar os 20% em algumas categorias.

E para a criação de um site próprio, alguns cuidados são necessários, pois eles irão garantir que os resultados desejados sejam alcançados, bem como a economia nos processos e maior lucratividade. Aqui cito os requisitos principais:

Desenvolvimento e design: Para que o site seja funcional e elegante, o ideal é contratar desenvolvedores e designers para criar e personalizar a plataforma, tornando-a adequada às necessidades específicas do negócio.

Infraestrutura e hospedagem: Para manter uma plataforma funcionando de forma eficiente, é necessário um bom servidor de hospedagem, segurança e manutenção técnica. Esses custos podem variar dependendo do tamanho e complexidade da plataforma.

Marketing e aquisição de clientes: Para promover uma plataforma própria de forma independente é necessário desenvolver estratégias de marketing, publicidade online, SEO (Search Engine Optimization), entre outras técnicas para atrair tráfego qualificado e conquistar clientes.

Manutenção contínua: Uma plataforma de comércio eletrônico requer atualizações regulares, implementação de melhorias e adaptação às mudanças tecnológicas e de mercado.

E por fim, é importante levar em consideração que embora seja mais vantajoso economicamente em relação aos marketplaces, e convenhamos que 30% de economia é um bom indicador, ainda assim existem alguns custos associados ao desenvolvimento, manutenção, marketing e operação contínua.

O investimento necessário para criar e manter uma plataforma própria pode variar, dependendo da escala do negócio e das necessidades específicas. Para saber mais sobre como implementar um site de sucesso e vender (LUCRANDO) muito, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Estamos à disposição.

Abração,
By Marta

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