A importância da logística está em fornecer a base para o planejamento estratégico de uma empresa. Este fator representa um grande diferencial para se manter competitivo no mercado de transporte. Esta afirmação é reforçada pela opinião de vários especialistas em gestão empresarial e marketing. Um bom planejamento logístico é fundamental para que um negócio se destaque da concorrência.
De forma bastante simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a fundamentar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e armazenagem. Suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e financeiro. Tudo isso indica a relevância da área de transportes e estimula a integração entre outros setores para que a sua empresa melhore seus processos.
Em linhas gerais, a função da área de logística é possibilitar que os produtos adquiridos sejam entregues aos seus clientes, de modo que o fluxo de informações e pedidos seja proporcionado. No entanto, esta é apenas uma das variáveis. Ao pensar na distribuição de mercadorias, é preciso questionar qual a natureza de cada produto? São itens comprados na internet?
No dia a dia de uma transportadora, é necessário desenvolver serviços cada vez mais eficientes, mantendo os preços acessíveis para os clientes. É uma realidade no mercado de transporte rodoviário que as empresas contratantes buscam preços competitivos e não hesitam em contratar novos fornecedores.
A solução para esse impasse é agir para reduzir os custos operacionais. O primeiro passo é identificar oportunidades de economia e evitar desperdícios. Depois é desenvolver projetos de melhoria, como a implementação de programas de scripting. Esta tecnologia cria a rota ideal para a entrega de mercadorias, obtendo assim economia de combustível e aumento da produtividade. O planejamento logístico cuidadoso repercute em todos os setores do negócio, promove a expansão da infraestrutura de transportes, melhora o desempenho e cria estratégias capazes de ampliar sua participação no mercado.